| 14/07/2008 06h55min
Contratado sábado, o uruguaio Orteman poderá ser inscrito antes de agosto. O Grêmio não descarta repetir com ele a estratégia utilizada com Tcheco, recorrendo ao Sindicato dos Atletas Profissionais para antecipar sua escalação.
Aos 29 anos, o meia foi destaque na campanha que deu ao Olimpia, do Paraguai, o título da Libertadores de 2002. A partir de 2004, a troca de clubes foi sua característica mais marcante. Passou pelo Independiente (Argentina), Atlas (México), Boca Juniors (Argentina), Istanbul BB (Turquia) e Racing Santander (Espanha). Apesar de estar nos planos do Murcia, da Espanha, optou pelo Grêmio, em negócio intermediado pelo empresário Jorge Machado.
— Há muito tempo eu desejava vir para cá. É melhor ficar na América do Sul, pela proximidade de
meu país. Além disso, o Grêmio é um time habituado a
disputar títulos — afirmou Orteman.
Ontem, na chegada, ele foi irônico ao se referir ao presidente do Olímpia, Osvaldo Domínguez, que o chamou de criminoso. Indignado com o fato de Orteman ter negociado sua transferência para o Independiente sem autorização do Olimpia, Domínguez obteve na Justiça paraguaia seu mandato de detenção. Dia 7, o jogador chegou a ser detido no aeroporto de Montevidéu.
O Grêmio não teme que o problema judicial atrapalhe sua transferência. Ontem, um dirigente comparou o caso ao ocorrido com o volante Rosinei, hoje no Inter. No final de 2007, ele se acertou com o Grêmio, recebeu R$ 500 mil adiantados e depois foi para o Murcia. O Grêmio recuperou o dinheiro na Justiça.
Quem é Sergio Daniel Orteman Rodríguez
— Nascimento: 29/9/1978 (Montevidéu)
— Altura: 1m80cm Peso: 81 quilos
— Clubes: Español (URU), Olímpia, Independiente, Atlas
(México), Boca Juniors, Istanbul BB (Turquia) e Santander
O meio-campista Órteman (E) chegou domingo, faz exames médicos hoje e deve ser anunciado à tarde
Foto:
Emílio Pedroso